O frio está chegando e junto com ele vem aquelas típicas crenças populares: “não pode tomar sorvete no frio, se não você fica gripado ou com dor de garganta”...
Mas será que existe mesmo alguma relação entre ficar doente, tomar sorvete e o frio? Afinal, é fato ou é fake?
Primeiramente, não existem estudos que comprovem que o sorvete causa alguma doença ou algum mal para o organismo. Por outro lado, é sabido que os sorvetes, quando bem feitos e desde que consumidos com equilíbrio, são alimentos bastante completos e nutritivos.
O sorvete feito à base de leite contém proteínas de elevado valor biológico, rico em aminoácidos essenciais de alta biodisponibilidade, que são elementos plásticos regeneradores dos tecidos, importantes em qualquer idade.
Quando se trabalha com ingredientes de boa qualidade, todas as propriedades nutricionais como vitaminas e minerais são preservadas no sorvete, sendo um alimento de alto valor nutritivo e que pode ser consumido em qualquer estação do ano.
Tanto isso é verdade que diversos países que têm clima bem mais frio que o Brasil, dentre os quais podemos citar a Suécia, a Dinamarca, a Noruega e os Estados Unidos, costumam consumir muito mais sorvete que a gente! Segundo dados da ABIS, o consumo médio por pessoa no Brasil é de 5,4 litros por ano, contra 28,3 na Nova Zelândia e 20,8 nos Estados Unidos.
É comprovado que os casos de gripe, resfriado e dor na garganta são mais frequentes no inverno, mas os alimentos gelados não são os vilões. De acordo com o médico Cheng T-Ping, presidente da Sociedade Mineira de Otorrinolaringologia, o sorvete está associado à predisposição às doenças, portanto, deve ser evitado por aquelas pessoas que já sentem desconforto na garganta ao tomar a sobremesa. "Claro que o sorvete muito gelado pode irritar a garganta e favorecer infecções. Porém, de maneira geral, não existe contra-indicação desse alimento no inverno", diz o especialista.
O otorrinolaringologista ressalta que a associação do resfriado com o sorvete não passa de uma coincidência. "No inverno, os casos de infecções nas vias aéreas são mais comuns. Em contato com pessoas infectadas, você pode acabar se contaminando", explica.
Portanto, se você está gozando de uma boa saúde, não tem motivos para se privar de uma gostosura gelada neste inverno por medo de ficar doente.
Confira nosso cardápio de inverno e aproveite!